A POÉTICA DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

A POÉTICA DA INOVAÇÃO TECNOLÓGICA

Meu sentimento de leitor anda encantado com o livro “Os inovadores – uma biografia da revolução digital”, de Walter Isaacson, da editora Companhia das Letras, lançado em 2014. Trata-se daquele tipo de leitura que, quanto mais você mergulha, mais mergulhos quer dar. À primeira vista, pode soar estranho para quem, como eu, teve formação acadêmica na área de Humanas e fez uma breve incursão de nove anos na área de gestão em CT&I nos últimos anos. A resposta para esse deslumbre encontro em duas premissas que sempre carreguei comigo e que a densa obra de Isaacson confirma, de maneira alegre e categórica, em cada uma de suas páginas. A primeira, ao reconhecer que as inovações, sobretudo as da era digital, resultaram do trabalho colaborativo, não necessariamente presencial e contemporâneo, ao longo de décadas e décadas. Aquele, portanto, que costumamos chamar de “gênio”, num dado momento precisou contar com o acúmulo de experiências e aventuras de outros tantos “gênios”. A segunda premissa, encantadoramente realçada no livro, está na descoberta que mais impressionou seu autor: “A mais verdadeira criatividade da era digital veio daqueles que foram capazes de ligar as artes e as ciências”. Não à toa – e creio que poucos sabem –, a maior referência histórica para a era digital em que hoje vivemos, representada pelo computador, é uma mulher. Filha do poeta inglês Lord Byron, Ada Lovelace conciliava seu amor tanto pela poesia quanto pela matemática. Ela foi capaz de imaginar, conforme relata Isaacson, uma máquina de propósito geral, capaz de “desempenhar uma gama ilimitada e mutável de tarefas”. Ou seja, há 150 anos, armada de poesia, matemática e intuição, Ada foi a precursora dessas endiabradas e inteligentes maquininhas que hoje cabem na palma da mão e fazem parte necessária da vida da gente. A partir daqui, não conto mais nada. Quem quiser que empreenda sua própria e fascinante viagem nas páginas de “Os inovadores”.

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